quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Futuro do pretérito

Há alguns meses uma amiga muito próxima enfrentou um problema muito grave. E além de ter que matar aquilo no peito, ainda teve que tomar decisões paralelas que envolviam o futuro dela e de outra pessoa. Na hora de aconselhar, eu dei minha opinião sincera: "olha para o nosso passado, há dez anos nós nunca imaginaríamos estar aqui e agora, cada uma em uma situação totalmente diferente daquela que na época parecia tão definitiva aos nossos olhos. Seja um pouco egoísta, pensa só em ti, ou pelo menos principalmente em ti". Naquele momento eu via o futuro como a parte mais importante da decisão.
.:.
Hoje fui a uma palestra com um ilustrador que conhecia só de nome. Estava ali distraída e impressionada com o colorido das ilustrações, quando ele comentou em meio a apresentação
"...foi quando eu descobri que tinha câncer e tive que voltar para o Brasil". Daí para frente aquele colorido se tornou ainda mais intenso aos meus olhos e enquanto ele seguiu falando, percebi que ele continuou pintando e encarando o que estava acontecendo, mas vivendo e pensando apenas no presente. O encerramento da palestra foi feito com uma frase que assinou embaixo dos meus pensamentos: "The present is the only thing that has no end".
.:.
Às vezes é difícil entender que é o hoje que importa, que é ele que está acontecendo, que é para ele que precisamos dar valor. Amanhã tanta coisa pode ser diferente. Eu posso ter mudado de ideia. Eu posso não pensar da mesma forma que pensava hoje.
 Eu posso nem mesmo estar aqui. E desse jeito eu posso ter deixado de viver da maneira que eu gostaria, com medo do que poderá (ou não) acontecer amanhã. Eu não quero mais pensar no que eu deveria ou não ter feito, no que eu deverei ou não fazer, levando em conta o que isso pode representar daqui há um, cinco ou dez anos. Simplesmente porque eu não quero ser feliz daqui a um, cinco ou dez anos. Eu quero ser feliz hoje.
.:.
A propósito, minha amiga tomou a decisão que achou mais acertada, mas não só para ela: para ela e para quem é o presente dela hoje.

2 comentários:

Pazetto disse...

Futuro do preterito é como pseudoautobiografia: o que poderia ter acontecido na vida. Sempre pensei que a melhor solução para lidar com ele é simplesmente nem pensar sobre. Mas tb sempre penso que homens e mulheres encaram esse tempo de uma forma diferente.

Parabens pelo texto Kelen. Cada vez melhor.

Joanna disse...

O Pires(cco) deu uma lição a todo mundo que pensa que tem o resto da vida todo para pensar e decidir. E sigo adorando teu blog, embora esqueça de visitar de vez em quando...