sexta-feira, 8 de julho de 2011

Terapia do frio

Dias frios lembram a minha infância em Gramado.
Lembram a espera gelada pelo ônibus para ir pro colégio, com gosto de Halls de Cereja e o sinal para o recreio com o pátio ensolarado, com gosto de Sonho de Doce de Leite
Lembram a minha volta pra casa depois da aula, me divertindo no ônibus dos Gramadenses e sonhando com a minha casa quentinha depois de uma manhã gelada no Marista. E quando lá chegava, encontrava a minha mãe dentro de uma verdadeira geladeira sacodindo os lençóis com as janelas escancaradas para a casa arejar.
Dias frios me lembram o Bolota, o Kid, a Preta, a Bessy, a Dolly, o Bill e todos os outros seres caninos que habitaram a minha infância e que latiam e corriam ao me ver chegar com a mochila nas costas.
Lembram da minha corrida para a cozinha depois de fechar bem as janelas e tirar o uniforme, para roubar uma massa de panqueca sem recheio, uma almôndega sem molho ou um bolinho de arroz recém tirado do óleo fervente.
Lembram as tardes chuvosas em que passava enrolada em um cobertor xadrez, vendo a Sessão da Tarde, tomando mate doce e comendo gemada com banana feitos pela minha vó.
Dias frios me lembram dela e de quando fazia pão com ela, brincando de fazer bonecos com a massa até fazer esse boneco virar uma forma qualquer depois de comer seus braços e pernas ainda crus.
Lembram da toalha quentinha trazida pela minha mãe direto da secadora, da cama aquecida graças ao lençol térmico ligado horas antes, de pegar no sono escutando histórias contadas pelo meu pai, e depois pelo rádio, e ainda depois de escutar por muito tempo e quase dormindo, as histórias da minha irmã.
Quem diria que um dia seria eu quem contaria histórias.
Dias frios me fazem voltar no tempo e me enchem de boas saudades.
E saudades assim acabam por me encher de calor.

11 comentários:

manoela disse...

Salve o calor humano! Legal, boas memórias quentinhas.
Então.. oi, tudo bem?
Li teus textos algumas vezes aqui no blog - nem lembro como cheguei até ele. O fato é que, algum tempo sem vir aqui, hoje li sobre a produção de um documentário e lembrei de vc (impossível não abrir estes parênteses, já que nem nos conhecemos) rs. Vai ter a participação do Jorge Drexler... www.linhafria.com
Vê lá.
Até mais!
Manoela

Kelen disse...

Manoela! Adorei isso! Tinha ouvido falar sobre algum documentário que envolvia o Jorge Drexler mas não sabia bem do que se tratava. Tenho uma paixão inexplicável por ele, e pela música dele é claro, além de ser super admiradora do Vitor e da Estética do frio que tenho aqui em casa. Super dica, agora eu sigo a Linha Fria no Facebook e vou acompanhar de perto este roteiro. Um beijo!

Claudio disse...

Kelen,

Você deve conhecer, mas eu gosto muito de uma música que tem a participação do Jorge Drexler: "Que bueno, que bueno" (http://youtu.be/EZzRDQCZhPE). Ele canta com um grupo espanhol o "Jarabe de Palo" que gosto muito, conhece?

Espero que curta o vídeo,

bj.

Claudio

Hugo Zierth disse...

as melhores lembranças da vida estão relacionadas com os momentos simples, com as pequenas coisas que passamos junto com aqueles que nos querem bem.
Hugo

Kelen disse...

Claudio, essa música é linda, já conhecia sim!
.:.
Hugo, é exatamente isso, mas as vezes demoramos pra perceber!

Claudio disse...

Oi Kelen,
Que Bueno, Que Bueno é linda mesmo! Você conhece o "Jarabe de Palo" também? Há alguns anos quando estive na Espanha assisti um concerto deles. Foi uma história louca para conseguir chegar neste show. Boas lembranças deste dia e da Espanha também...

Kelen disse...

Conheci ele justamente por causa desta música com o Jorge Drexler, mas acabei gostando dele também. Teve show em Barcelona quando estava lá, mas não cheguei a ir.

Claudio disse...

Nosso processo foi o inverso então. Conheci o Drexler pelo Jarabe. Barcelona é um lugar incrível, não? Para quem curti arte, arquitetura é perfeito, mas ela oferece muito mais que isto... é um lugar com muita vida. Quanto tempo ficou por lá? 

Kelen disse...

Morei por dois meses, é uma cidade incrível mesmo!

Claudio disse...

Adorei suas fotos de lá. Por sinal, por elas que cheguei até aqui no blog. Me fez viajar nas lembranças de viagens. E o pior (ou seria melhor?), despertou o "incontrolável" desejo de mais uma viagem para a Europa.... quem sabe, né?
PS: Tenho um foto tirada no Marais, Paris que é no exato lugar que você tirou uma também.

Katlen disse...

Fazia tempo que não vinha no teu blog... Afinal tu andas tão "ausente" por aqui! E hoje que o assunto tem tanto haver com o que a gente ta sentindo me deparei com este texto! Muito lindo, me emocionei! Saudades dos tempos que não voltam, sao tantas coisas boas... Ficar lembrando nos faz muito bem... aquece a alma!