segunda-feira, 26 de março de 2007

A pedido

Entrei na loja de uma amiga no sábado retrasado, pós meu suposto fim de namoro, com um par de olheiras que não fariam inveja a ninguém. A torneira se abriu no momento em que a frase "o que houve?" foi pronunciada. Saí de lá um tempo depois, com lingeries e ânimo renovados, e com algumas idéias na cabeça. O resultado das idéias postas em prática, gerou um pedido de depoimento para o blog da loja.
Poderiam existir duas versões de depoimento: a história real, tal e qual se sucederam os fatos, ou somente a lição tirada. Fiquei com a segunda opção. A primeira, talvez uma outra hora eu conte aqui.


"Cada vez que decidimos iniciar uma dieta nos dizem a mesma coisa. Emagrecer é fácil, difícil mesmo é manter. Sabe o amor? Pra mim funciona do mesmo jeito.
Fazemos de tudo para conquistar uma pessoa. Mudamos nossa rotina, nos adaptamos a coisas que nunca imaginamos, abrimos exceções, nos transformamos, nos produzimos, nos preparamos, nos preocupamos. Existem expectativas, existe emoção, existe razão, existe um objetivo. Até que certo dia não dá outra, a pessoa cede aos nossos encantos. Ponto para nós!
Fácil? Agora é que começa a complicar.
De uma hora pra outra aquele homem perfeito, o príncipe encantado que tanto sonhamos, nosso par ideal, precisa de alguns ajustes para se ajustar a nós. E esses ajustes só virão se cobrarmos, se reclamarmos, se pressionarmos. E sem nos darmos conta quem segue se transformando somos apenas nós. A tática passa a ser pegar todas as coisas ruins que ele faz e fazer igual, para ele ver como é bom; e isso não é nada bom. Diz alguma piada antiga, que as mulheres casam pensando que o homem vai mudar mas ele não muda, enquanto os homens casam pensando que a mulher não vai mudar, mas ela muda. Piada?
De repente se torna cansativo demais sair, se divertir, ser parceira, quando muito mais fácil do se que produzir para uma noite só com ele, é colocar aquela camiseta velha e amarrotada e ir deitar cedinho. E nessa hora ele deve se perguntar: onde foi parar a mulher por quem eu me apaixonei?
Limites, liberdades, diferenças, expectativas. Tantas palavras que precisam sempre de um acompanhamento fundamental: respeito. A falta desse conjunto todo faz vir por água a baixo qualquer conquista, por mais árdua que ela tenha sido. A falta disso tudo passa uma borracha em tudo que foi bom em um relacionamento. A falta disso tudo faz simplesmente não valer a pena. Enxergar isso, se dar conta do erro, tentar consertar, trocar a camiseta velha por uma lingerie nova, dar uma chance, pedir uma chance. Fazer o relacionamento ter sempre cara de início de namoro, aquela fase de conquistar um pouco mais a cada dia, aquela fase onde tudo é bom, aquela fase onde tudo vale a pena.
Amor precisa de tempero, precisa de um sabor novo a cada dia. Não tem receita. Está nos pequenos toques, que fazem cada um de nós ser alguém tão especial e único. E parte da receita com certeza é sempre nos sentirmos assim.
Palavras de uma especialista? Depende do ponto de vista. Sempre preferi a prática do que a teoria. E na prática amor faz parte do meu cotidiano. Amo incondicionalmente, sofro desesperadamente e posso dizer que me conheço razoavelmente. O suficiente pra ter me dado conta que eu sou sim, especial e única e quero alguém que me veja assim."

Nenhum comentário: