terça-feira, 7 de outubro de 2008

Olhos nos olhos, NÃO quero ver o que vocês faz

Não bastava eu ser a única na família a não nascer com lindos olhos verdes. Eles tinham que ser castanhos e ainda por cima bichados. Bastou mudar de médico para a tal de pingueculite se transformar num pterígio. E consequentemente, pro tratamento com umas gotinhas de colírio virar uma porra de uma cirurgia. Não sei o que é pior, a descrição em sites médicos, ou o relato de uma amiga que já fez a mesma coisa.

Segundo os médicos:
Os passos cirúrgicos sugeridos são os seguintes:
1. Instilação de gotas do colírio de tetracaína a 0,5%;
2. Infiltração (seria isso uma injeção???) da conjuntiva e do corpo do pterígio com 1,5 ml de lidocaína a 2% com epinefrina (1:10.000);
3. A cirurgia inicia-se pela realização de peritomia límbica. Em seguida o plano límbico é aprofundado e o pescoço (como assim pescoço???) do pterígio é incisado com tesoura (uhm... tesoura... delícia...) de Wescott, separando-se assim a cabeça do corpo do pterígio;
4. A seguir, separa-se o corpo do pterígio da episclera subjacente, da conjuntiva, do Tenon e das expansões musculares, para permitir sua ressecção;
5. Sangramento é controlado com diatermia, cuja aplicação deve ser muito parcimoniosa;
6. A seguir, uma esponja de celulose embebiba com mitomicina C a 0,02% é aplicada por 3 minutos sobre a área de esclera exposta;
7. Após a remoção da esponja esta área deve ser irrigada com no mínimo 60 ml de BSS ou de solução fisiológica de cloreto de sódio;
8. Neste tempo, resseca-se a cabeça do pterígio com bisturi (não bastava a tesoura???) lâmina 15, realizando-se a dissecção com profundidade mínima necessária para a obtenção de completa excisão.
9. Finalmente (põe finalmente nisso), a área de esclera exposta é coberta deslizando-se um retalho conjuntival superior que deve ser suturado com pontos separados com Vicryl 8-0.
Após oclusão por 24 horas, medicar o olho operado com colírio contendo associação de antibiótico de amplo espectro e dexametasona; 1 gota de 6/6 horas, por três a quatro semanas.

A versão da amiga:

- oie
- oi
- tu já tirou um "berne" que nem eu vou tirar, né?
- heheheh. sim.
- e como é... doeu? tem agulha? (to cagada)
- nada. tem agulha e bisturi. heheheh
- eu sou uma bichinha, to até com dor de barriga.
- tb tava cagada........mas foi muito tranquilo.....nao teve nem graça. quando achei que ia começar tava acabando
- ai ai... vou acreditar em ti então
- mas escuta só
- diga
- o cara vai colocar um anestesico no teu olho pra depois fazer a anestesia
- sim... e eu nem vou sentir o agulhão... ahãnnn...
- quando tu nao sentir mais o olho ele faz a anestesia ( é aí que entra - literalmente - a agulha). vai sentir nada......só vai ver né....hehehe
- não quero mais brincar disso... nao quero ver PORRA nenhuma
- entao depois da anestesia tu fica com o olhao arregalado. pq ele coloca um suporte pra prender "tuas vista" e tu nao piscar.
- ai meu deus. e porque o desgraçado não me seda???
- entao ele fica com o tal bisturi te dizendo: OLHA PRA CIMA......OLHA PRA BAIXO......PRA DIREITA........PRA ESQUERDA....essa coisas.... tu precisa estar consciente estupida!!! hahahah.
- nada engraçado...
- mas sério..........vai na boa.........o meu foi mto tranquilo.
- sim...
- fica um dia feito pirata com o olho vendado e era isso.
- ta bem entao
- ah!....depois tem que tirar os pontos :S
- ai que delicia, tirar os pontos! cheguei a me excitar de tao bom...
- mas é mais tranquilo ainda... na real fiquei meio chocada como todo procedimento é simples. tudo que é relacionado a olho sempre me dá arrepios. mas super na boa...pode ficar tranquila.
- porque nao nasce berne no olho do C*. pelo menos eu não via nada....


Melhor quer isso, só o namorado me acalmando:

"Se esse não ficar bom, tu ainda tem o outro."

Cheguei a sonhar com o "Escafandro e a borboleta"... mas vamos lá, que o médico (a agulha, a tesoura e o bisturi) me aguardam.

Nenhum comentário: