quarta-feira, 7 de outubro de 2009

As férias das férias

De volta a Barcelona. Antes do planejado. Diferente do planejado.
Melhor do que o planejado? Talvez, não tenho a resposta.
.:.
Inclusive taí nesse papo de planejar, o meu maior aprendizado depois dos últimos meses: não planejar tanto. Esperar as coisas acontecerem, clarearem, se acomodarem, pra depois tomar alguma decisão. Não ser tão ansiosa, afobada, precipitada. Num piscar de olhos o planejamento de um um dia muda, basta perder um trem. O planejamento de uma semana muda, basta chover. O planejamento de meio ano muda, basta cancelarem um curso. Teria feito tudo, absolutamente tudo diferente se soubesse das mudanças que viriam pelo caminho. Mas a gente não sabe de nada, por mais que planeje o futuro, ele sempre vai nos surpreender.
.:.
É muito chato e repetitivo dizer que aprendi muito com a viagem? Bom, não tenho escolha, vou ter que ser chata e repetitiva e dizer que aprendi. Aprendi a esperar. Esperar a hora certa, esperar as pessoas, esperar antes de agir, esperar baixar a poeira, simplesmente esperar.
Aprendi a conhecer. Conhecer os lugares do meu jeito, conhecer a Kelen, conhecer melhor as pessoas que apareceram ou reapareceram no meu caminho, conhecer as pessoas que ficaram pra trás.
Aprendi a reconhecer. Reconhecer as minhas qualidades e os meus defeitos, reconhecer os meus limites, reconhecer o quanto as pessoas que me receberam aqui foram essenciais e especiais, reconhecer nas pessoas que ficaram pra trás aquelas que são as melhores e mais importantes pessoas e aquelas que são... simplesmente pessoas. Agora, são só as primeiras que quero pela frente na minha vida.
.:.
O que mais ouvi nos últimos tempos, como se as pessoas tivessem ensaiado uma resposta pra me consolar, foi que algo maior deveria estar reservado pra mim pras coisas terem sido do jeito que foram. Depois de mover montanhas pra realizar um sonho e ver ele se transformar aos poucos em um sonho tão diferente do previsto, realmente, algo de muito grande deve estar por vir. Ou não. Ou simplesmente precisava sair pra aprender esse montão de coisas ali de cima e ser uma pessoa melhor. Não diferente, nem outra, simplesmente melhor.
.:.
Em breve estarei também de volta a Porto Alegre. Antes do planejado. Diferente do planejado. Melhor do que o planejado? Não sei. Uma hora a resposta vai chegar.

Nenhum comentário: