quarta-feira, 10 de março de 2010

Click

Viajar sozinha tem vantagens incríveis. Mas uma das maiores desvantagens está no quesito fotos. Eu estico o braço, ponho a câmera onde precisar colocar, mas volta e meia acabo atacando alguém para ser meu fotógrafo por uns instantes. Como as pessoas estão fazendo um favor, procuro não fazer sugestões (óbvias), do tipo "tenta não se mexer enquanto bate a foto", "tenta não cortar alguma coisa" e principalmente a minha preferida (não tão óbvia) "tenta tirar a foto sem outras pessoas". Pelo menos é o que eu tento fazer quando me pedem uma foto.
Quando vejo os resultados tenho vontade de chorar. Ainda assim sorrio, agradeço, mas não deixo de ficar sempre me perguntando: como, meu Santo Deus, as pessoas conseguem, ou melhor, não conseguem? Estão logo ali eu e o monumento-alvo-ponto turístico-whathever, é pegar, enquadrar e click, feito o carreto. Não adianta, e eu mesma sei o porquê: as pessoas querem mais é se livrar da tua maldita câmera de uma vez e continuar fazendo seja lá o que for, mas que com certeza é mais importante ou divertido do que tirar a tua foto. Mas a educação faz com que, mesmo assim, eles aceitem pegar tua câmera.
Como na vez em que subi correndo numa mureta escondida dos seguranças no Cristo Redentor, abri meus braços para a foto e o gringo cortou a mão do Cristo fora. Ou noutra, quando estava na casa de Julieta em Verona depois de enfrentar uma fila imensa para tirar uma foto com a estátua da própria, e a fotógrafa escolhida optou por enquadrar apenas meia cabeça de Julieta. Teve também a vez que consegui um momento sem pessoas no Museu Salvador Dali para posar na frente da obra com o carro e a estátua e o fotógrafo da vez decepou a cabeça da dita cuja. Ou em Girona, quando pedi uma foto e expliquei: eu a escada e a Igreja, que era linda. Pois então, só faltou a igreja.
Mas aí acabo lembrando que tudo sempre pode ser pior. Como na foto que pedi para um casal de espanhóis em Montserrat, pertinho de Barcelona. Expliquei: eu e a paisagem. E acreditem, eu não apareci na foto.



Nenhum comentário: