segunda-feira, 13 de abril de 2015

Burocracia's rules

Eu optei por "receber conta digital" de todas as empresas que oferecem a opção de não enviar conta impressa. Me sinto um ser humano bom, mais ou menos como se estivesse plantando uma árvore!
Pois hoje fui (pela segunda vez) ao Detran tentar atualizar meu endereço. Mas a minha conta impressa não servia, tinha que ser a original. Expliquei a situação, da conta digital. Ganhei cara feia e escutei lição de moral, que deveria ler a portaria que indica tudo sobre os documentos. Falei que poderiam ter me informado por telefone, já que tinha acabado de ligar para lá justamente para não perder a viagem. Me informaram que tais informações não devem ser dadas por telefone pois eu posso mal interpretá-las (ainda que conste o telefone para informações na maldita portaria). Mostrei a conta no meu e-mail. Cesar, que trabalha há 30 anos no Detran, olhou de relance e ainda que mantendo o pressuposto de que todos querem burlar a lei, tirar vantagem e de que somos seres arrogantes que querem sempre passar por cima de quem "só está fazendo seu trabalho", atendeu minha solicitação.
Gostaria de salientar que não estou tentando atualizar meu endereço para ganhar doces no Waze, Kms de vantagem nos postos Ipiranga, nem parcelamento no meu IPVA. Quero apenas receber meus documentos anuais e possíveis multas no lugar certo.
Aí paro um segundo e lembro do noticiário nosso de cada dia. Penso como, num país onde a burocracia impera, roubam descarada e diariamente nas fuças de todo mundo e nós aqui não conseguimos fazer as coisas mais banais do dia a dia sem ter que apresentar a certidão de nascimento autenticada pra provar quem somos.
Eu não sei vocês, mas eu, me sinto uma idiota.

Nenhum comentário: