sábado, 17 de novembro de 2007

Os sonhos mais lindos, sonhei

Neste final de semana encerra na Usina do Gasômetro a exposição "No ar" da RBS. Apesar das cinco milhões de pessoas que estarão lá, a visita é obrigatória. Eu mesma voltarei. Pra mim enquanto arquiteta também da área efêmera, pela montagem como um todo a visita já seria valiosa. Mas pra qualquer pessoa, ver ali estampadas nos mais diversos formatos, informações das mais variadas, dos últimos 50 anos é simplesmente imperdível. Notícias que fizeram história, novelas, furos de reportagem, comerciais, conquistas regionais, nacionais e mundiais, linha do tempo, um filme com fatos marcantes numa super montagem especial, pra resumir um pouco do que tem espalhado por todo aquele espaço. Gostaria de ter ficado muito mais tempo passeando por lá, mas chegou uma hora que a exposição que deveria ser interativa, estava sendo guiada somente pelos outros, pois eu não consegui chegar perto de um botãozinho sequer para decidir qual fato eu iria assistir. Então fui no embalo e no meio disso vi o Inter conquistando o título mundial há um ano, às cobranças de pênaltis na copa de 94, a descoberta dos sotaques das mais diversas regiões do Rio Grande, as grandes manchetes que foram capa da Zero Hora, os melhores comerciais da TV e por aí vai. E depois de muitas notícias, vídeos e informações, durante cerca de 15 minutos parei num lugar especial. Um mega colchão vermelho jogado na frente de uma super tela. Ao me aproximar, ouvi a Elis Regina cantando "Fascinação". Na tela, todos os beijos de todas as novelas de todos os tempos. O momento cultural virou momento mulherzinha, daqueles ao extremo (que não preciso nem descrever aqui). Não deixem de ir na exposição. E de se emocionar. Seja lá com o que for.

Nenhum comentário: