quarta-feira, 10 de setembro de 2008

As tais escolhas

Inspirada pela Mostra de Gastronomia, resolvi fazer uma janta de categoria. Comecei só com um Risotto na segunda-feira, feito de arroz de hortelã, vinho branco, pêras em fatias finas, alho poró, queijo brie e parmesão, e lascas de amêndoas; a exagerada fez demais, e mesmo com dois pratos por pessoa ele acabou sobrando e pedindo complementação para virar a janta do dia seguinte; e precisava de uma carne. O problema era esse: sempre tive problemas com carnes. Decididamente achava que não sabia fazer e ponto.
De volta ao supermercado na terça, decidi os acompanhamentos: batatas assadas e aspargos na manteiga. Mas continuava faltando a tal carne. Passando pelo açougue, em meio a maminhas, patinhos e alcatras, dei de cara com uma bandeja com um preço mais elevado. Abri a mão e acabei encarando aqueles suculentos medalhões de filé mignon que já estava decidido: seriam feitos com molho madeira, pimenta rosa e mostarda em grão.


E foi aí que eu fiz minha grande descoberta; o problema não sou eu e sim as escolhas que eu faço: o melhor dos chefs não transforma um coxão duro num banquete, mas até mesmo quem não sabe fritar um ovo se vira bem com um bom file mignon.

Nenhum comentário: