terça-feira, 24 de abril de 2007

Pergunte ao arquiteto

Fui convidada para responder a uma pergunta no site da Dellano e eu aceitei.

Eu e minha noiva estamos comprando nosso primeiro imóvel, um dois quartos de 68 metros quadrados. Fico na dúvida entre deixar que me entreguem o imóvel conforme o contrato ou fazer alterações em alguns pontos, como trocar a bancada da cozinha padrão por uma de melhor qualidade ou na cor que gostamos; trocar a louça do banheiro para cor ou modelo de nossa preferência, etc. A questão é: receber o padrão e depois combinar os móveis com o que já está ou fazer modificações já pensando na mobília, ainda que, de imediato, não tenhamos recursos para equipar o imóvel com o que sonhamos e da forma como idealizamos?
Marcelo Vitória Espírito Santo


Marcelo, ter em mente quanto se pretende gastar inicialmente com a obra com certeza é o ponto chave para esta definição. No entanto, na hora de colocar em uma planilha todos os gastos que estão por vir, vale a pena priorizar como gastos essenciais tudo aquilo que possa envolver obra e conseqüentemente desgaste posteriormente.
Comprar toda mobília ou mesmo equipamentos seguindo padrões e cores existentes, não é complicado, desde que esses padrões correspondam, ainda que aproximadamente, àquilo que vocês tinham em mente para o primeiro apartamento. Já tive experiência com um cliente que manteve banheiros e cozinha como estavam e reformou todo o resto; com certeza foi uma decisão econômica, mas a sensação no final da obra é de que aquelas peças não fazem parte da casa, não têm personalidade.
Mas além de pensar em questões como cores e acabamentos, deve ser pensada a funcionalidade dos espaços. O apartamento da forma como será entregue pela construtora está atendendo as suas necessidades em todos os aspectos? Por exemplo, esperas para o fogão, geladeira, posição da cuba, estão dispostas de maneira funcional? Vale lembrar que alterações como estas, se feitas posteriormente, normalmente vão envolver instalações e conseqüentemente quebração, sujeira e alteração de rotina.
O restante da casa, sejam móveis ou objetos de decoração, com certeza não tem menos importância, mas funcionam com maior independência. A base estando pronta e estando bem resolvida, permite que aos poucos sejam agregadas peças, cores e formas que vão transformando o que era apenas um apartamento em um lar.

Arq. Kelen G. Tomazelli

CREA-RS 109738

Nenhum comentário: