sábado, 1 de agosto de 2009

A arte de não ter nada para fazer

Hoje me presenteei com uma coisa que já deveria ter me presenteado antes: dormir por doze horas. Acordei renovada e cheia de disposição. Pra compensar todo este descanso, caminhei por exatas sete horas por esta cidade. E vou dizer que até não tenho sido uma má companhia. Não reclamo, não canso, uma beleza. Agora, passado o pânico inicial, resolvi descrever um pouco do que tenho visto, vivido e sentido por aqui.

Mi barrio y mi calle
A rua que eu moro é super movimentada e tem absolutamente tudo ao redor. É muito fácil ir dela para as Ramblas, para Grácia, para o Gótico. Na verdade com a minha disposição é muito fácil ir pra qualquer lugar dessa cidade. Até agora só peguei um metrô, de resto? Tudo a pé.

Mi casa
Demorei dois dias pra me sentir em casa numa casa que não é minha. Na verdade, ainda estou sozinha por lá já que a minha parceira está no Brasil, então é fácil me sentir a vontade andando de um lado pro outro, e tal, mas essa moleza já já vai acabar. A terraza fica no nono andar de um edifício não muito antigo que até elevador tem, mas que eu decidi não usar pra endurecer as pernas nesses cinco meses.

La lengua
Surto mental total. Definitivamente as pessoas, próximo tópico, são muito legais. Meu espanhol está algo de outro mundo, e eu consigo puxar até um italiano pra me comunicar. Italiano? E desde quando eu sei falar italiano?

Las personas
De cada 10 pessoas em Barcelona, certamente 5 sao pakistanis (entendo por isso, paquistaneses, indianos, marroquinos, sei lá, são todos iguais). Eles sao donos de todos os mercadinhos e de todos estabelecimentos de internet e locutórios (sujismundos) por aqui. Das 5 pessoas que sobram, umas 3 são turistas e os outros sim devem ser catalães. Até agora, sem dúvida, a pessoa que mais me chamou atenção foi um senhor de barba branca, que pedalava completamente pelado numa das vias mais importantes da cidade, vestindo somente tênis e capacete. Tô longe de ser puritana, mas fiquei tão atormentada com a visão (frontal e posterior, diga-se de passagem) que não tive tempo de sacar a máquina para tirar uma foto.

Los sitios
Fora o que já descrevi ontem, minha caminhada de hoje me levou aos mercados de San Atoni, de la Boqueria e de Santa Catarina, a Catedral Gótica, ao Palau de la Musica Catalana, ao Arco do Triunfo, a Sagrada Família e por fim ao Parque Guell. De lá voltei a pé e pela primeira vez me apaixonei em Barcelona: o bairro de Grácia era o que eu precisava pra me sentir bem aqui. E nao falo só pela parte granfina dele, pelo contrário; falo pelas ruazinhas cheias de árvores e lojinhas e cafés e bares simpáticos e pelas pessoas pela rua arrumando tudo para as festas do bairro que começam em seguida. Lo mejor de Barcelona! Amanhã vou terminar de desbravar o Bairro Gótico, aproveitar a entrada gratuita no Museu Picasso e depois fazer aquilo que acreditem, ainda não fiz: ir para a praia!

Las tiendas
A palavra nao é "rebajas", é "rebaixes" em catalão e ela esta por todas as partes. Mas tenho me feito de louca, nao entro em lojas. Mentira, entrei em todas as Camper que passei. Entrei, olhei, peguei na mão, afofei, babei, larguei e fugi. Decidi que nao vou gastar em pronto. Então tenho passado reto por Calzedonias, Sephoras, etc. Pra que me testar, né? Taí outra das mil coisas a serem aprendidas: autocontrole sobre a minha impulsividade (e noção da minha conta bancária)! Mas não posso deixar de destacar três lugares que entrei, (quase) não gastei e vou voltar antes de ir embora com certeza (além da Camper, claro): Doctor Paper, em Grácia na Carrer de Verdi, lojinha tipo papelaria cheia de coisas com estilo Vintage, Retrô, Pop Art, onde quase comprei uma roda gigante miniatura (mas logo em seguida lembrei que não preciso de uma roda gigante miniatura); Muji, em Grácia, na Rambla Catalunya, lojinha japa onde tudo é clean, tipo transparente ou bege, e onde tem de tudo e onde tu tem vontade de comprar... tudo; e por fim uma paixão antiga, referência pra muitos projetos de arquitetura, Cacao Sampaka, no Eixample, na Consell de Cent, loja de chocolates divinos, onde me presenteei com uma barrinha de €1,80, único gasto do dia fora o litrão de água indispensável nesse calorão aqui.

Fotos e mais fotos assim que recuperar meu rico computadorzinho (obrigada Santo Daniel do meu coração!) aqui: http://picasaweb.google.com/kelenGT

Nenhum comentário: