sábado, 24 de maio de 2008

Ou isso ou aquilo

Dos tempos da Mulher de fases, resgatei a Cecília Meireles e as minhas dúvidas existenciais. Três anos se passaram e eu sigo tão igual e ao mesmo tempo tão diferente.
















"16.7.05

Ou isto ou aquilo
Ou mão fechada ou carteira vazia.
Ou economizo ou esbanjo.
Ou com dinheiro ou sem dinheiro.
Ou Givanna Baby ou CK one.
Ou Clean&Clear ou Reniew.
Ou espinhas ou rugas.
Ou criança ou gente grande.
Ou tenho a barriga que eu quero ou como o quanto eu quero.
Ou fico na cama mais tempo ou vou pra academia.
Ou vou pra academia ou chego mais cedo em casa.
Ou fico gorda ou sofro pra ser magra.
Ou amigo ou namorado.
Ou commited ou single.
Ou o meu escritório ou o escritório onde trabalho.
Ou liberdade ou segurança.
Ou oito ou oitenta.

Sempre meio termo, sempre no meio do caminho. Talvez o que eu queira não seja o que eu deva, ou o que eu deva não seja o que eu possa. Sei que o meio termo também tem que existir. Pode se ter chuva e ao mesmo tempo se ter sol e além disso se ter arco-íris. De qualquer jeito quando li essa poesia há muitos anos atrás tudo parecia bem mais simples. Ou será que era confuso igual? Hoje caiu como uma luva. E que fique claro que ou se põe luva ou se põe anel. Será?

"Ou se tem chuva ou não se tem sol,
ou se tem sol ou não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
Quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo dinheiro e não compro doce,
ou compro doce e não guardo dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor:
se é isto ou aquilo."

Cecília Meireles

Nenhum comentário: